O QUE É ADOLESCENCIA?
Salmo 34: 1 – 9
POR QUE CONHECER A ADOLESCÊNCIA?
A adolescência surge desafiadora e com tantas mudanças, que deixam o adolescente perturbado e perplexo: “O que está aconte¬cendo comigo?” É a grande dúvida.
Neste estudo, vamos abordar o universo do adolescente e tentar escla¬recer algumas questões, entendendo o porquê que certas coisas acontecem.
Há muitas novidades na adolescência. Tudo o que é novo e não entendemos bem, traz insegurança, pode gerar medo e ansiedade. Dá ao adolescente, uma sensação de que “não vai dar conta do recado”. Mas quando se sabe o que virá pela frente, aí sim, é muito mais fácil enfrentar “o novo”.
Outro lado importante, ao conhecer a adolescência, é que você percebe que é normal! As transformações não acontecem só com você! Todo mundo passa por isso! É bom po-der olhar para o espelho, ver aquelas espinhas horrorosas e ainda poder dizer: “Eu sou nor¬mal!”
As mudanças físicas e emocionais fazem parte do seu desenvolvimento. Elas precisam acontecer. Caso contrário, há algo fora do lu¬gar e será preciso buscar ajuda de algum pro¬fissional (médico, psicólogo), para ver o que está acontecendo.
Deus não nos criou “idênticos” aos ou¬tros: temos características próprias. Cada um tem o seu ritmo, nas mudanças. Alguns se desenvolvem mais depressa, outros mais devagar. Tudo dependerá da sua herança genética, do seu contexto familiar e dos demais ambientes em que você vive.
O importante é perceber que as mudan¬ças ocorrem e que são parte de um processo normal no desenvolvimento do ser humano.
O QUE É ADOLESCÊNCIA AFINAL?
A palavra “Adolescência” vem do latim “Adolescere“, que quer dizer CRESCER.
Esta fase significa “o período de cresci¬mento em direção à maturidade”. É uma eta¬pa de preparação para a vida adulta e busca responder a grande questão: “Quem eu serei quando for adulto?”
Tudo o que aprendemos na infância, prin¬cípios, conceitos e valores que recebemos dos nossos pais e educadores, servirá de base para nos ajudar a responder os questionamentos e enfrentar o que vem adiante. A Bíblia já nos aler¬ta a isto, em:
Pv. 22:6 - “Eduque a criança no cami¬nho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (BLH).
Não é possível dormir criança e acordar adulto. É preciso passar por este período e vivenciar estas experiências, que provocarão este amadurecimento. Por isso, devemos encarar a Adolescência de maneira positiva e equi¬librada.
MANEIRA “ERRADA” DE ENCARAR A ADOLESCÊNCIA.
Os adolescentes são encarados, por gran¬de parte dos adultos, como “a turma dos rebeldes”. É muito comum eles ouvirem dos mais velhos, frases como estas:
• “Você não sabe o que lhe espera, garoto!”
• “A adolescência é um período difícil!“
• “É uma fase negativa da vida, cheia de crises absurdas!”
• “Eu me lembro o quanto sofri na Adoles¬cência!”
• “Prepare-se para o pior!”
A maneira como os adultos encaram esta fase, refletirá no comportamento dos adoles-centes, pois eles entenderão as frases acima da seguinte forma: “Se tanta gente diz que esta idade é cheia de problemas e conflitos, deve ser verdade! Então, estou perdido!”. Assimila¬rão de forma negativa esta fase da vida.
MANEIRA CORRETA
A Adolescência deve ser encarada nor¬malmente, como as outras fases da vida: in-fância, juventude, vida adulta e velhice. Em to¬das estas etapas enfrentamos mudanças, com as quais devemos nos adaptar e aprender a con¬viver com aquilo que é novo.
O fato de os pais (ou adultos próximos ao adolescente), terem vivido uma fase tumultua-da e cheia de dúvidas, quando foram adoles¬centes, não quer dizer que este fato se re-petirá, na vida de seus filhos. Cada um tem seu jeito de ser e de encarar as situações. Por¬tanto, aqui não vale a frase: “Tal pai, tal filho”.
Hoje o adolescente tem muito mais opor¬tunidade de acertar e passar por uma adoles-cência mais estável, devido à quantidade de in¬formações que existem sobre o assunto.
Os meios de comunicação estão dando uma grande ênfase a esta faixa etária. Inclusive os pais de nossos dias têm um acesso muito maior a estas informações do que nossos avós tiveram ao lidar com seus filhos adolescentes.
Cada fase da vida do ser humano passa por momentos maravilhosos, mas também exis-tem os desafios dos períodos difíceis. Aquele que buscar a vontade de Deus para sua vida, seja qual for a fase em que esteja, sempre receberá a ajuda do Senhor, principalmente nos momentos difíceis. Veja estes textos:
• SI, 145 : !8-20a: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele açode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva. O Senhor guarda a todos os que o amam;”
• SI. 121 : 1-3: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro ? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guar¬da.”
• SI. 46 : 1-2 : “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribu¬lações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;”
QUAL A DIFERENÇA DA ADOLESCÊNCIA?
O que torna esta idade toda especial, é o fato de que TODAS as transformações ocor-rem ao mesmo tempo! São mudanças físi¬cas, emocionais, sociais, intelectuais e es-pirituais, que acontecem de forma muito rá¬pida.
Para exemplificar, poderíamos dizer que é o mesmo processo para se fazer uma boa vita-mina: coloca-se no liquidificador, vários tipos de frutas (mamão, maçã, banana, etc.), acres¬centa-se leite, açúcar e três colheres de aveia. Liga-se o aparelho para triturar as frutas, trans¬formando-as num líquido homogêneo, delicio¬so e pronto para ser saboreado.
Esta é a impressão que o adolescente tem, diante de suas transformações: estar sendo “tri¬turado“. Suas diferentes áreas da vida parecem estar sendo moídas e massacradas. Mas tudo isso precisa acontecer, para que haja crescimen¬to em direção a uma vida adulta equilibrada. Por isso, é preciso que você mantenha a calma e aprenda a ter paciência. Afinal, é para o seu próprio bem!
ADOLESCÊNCIA E A PUBERDADE
Muitas pessoas confundem estas duas palavras, tratando-as como se tivessem o mes¬mo sentido. Mas elas são DIFERENTES!
Puberdade, vem do latim púbis, que quer dizer PÊLOS. Refere-se a mudanças bio-lógicas e por sua vez, tem grande influência so¬bre as transformações emocionais do adoles¬cente.
Adolescência compreende o conjunto de TODAS as transformações: psicológicas, sociais, intelectuais e também as biológicas. Portanto, a Adolescência CONTÉM a Puber¬dade.
Quanto à Puberdade, podemos definir seu início e fim, devido aos fatores físicos. Na Ado¬lescência já não acontece o mesmo. Tudo de¬penderá do contexto cultural em que o adoles¬cente está vivendo.
A maioria dos livros médicos divide este período em três etapas:
• Pré - Adolescência: dos 9 aos 12 anos
• Adolescência: dos 13 aos 16 anos
• Adolescência final ou Juventude: 17 aos 20 anos
Estas etapas são adotadas principalmente pelas escolas, para explicar didaticamente cada momento da Adolescência. No entanto, na prá¬tica, na vivência do dia a dia, estamos perce¬bendo mudanças, que já estão servindo de es¬tudos, tanto em nosso país quanto no resto do mundo: nosso contexto social tem contri¬buído para um prolongamento da Adoles¬cência.
Atualmente, a Adolescência vem come¬çando ANTES e terminando DEPOIS. Compa-rando com o tempo em que viveram nossos avós, um adolescente aos 19 anos já tinha as responsabilidades de um adulto. Trabalhava e até chegava a se casar.
Hoje, as dificuldades econômicas, o de¬semprego, o mercado de trabalho difícil e exi-gente, não permitem que o jovem consiga sua independência financeira. Com isso ele perma¬nece mais tempo como dependente, na casa dos seus pais, até depois dos 25 anos.
Por outro lado, há também um adianta¬mento do início da Puberdade. Vários fatores, como a alimentação, uma sexualidade preco¬ce, incentivada pela mídia falada e escrita, têm contribuído para que as crianças amadureçam antes. Já tem sido notados, traços de Pré-Ado¬lescência aos 8 anos de idade.
Assim, tem se tornado cada vez mais difí¬cil fixar uma idade específica para o início ou o fim da Adolescência. Sugerimos, entretanto, a divisão de etapas que apresentamos no início deste tópico.
Pesquisas mostram que a maior parte das conversões, ocorrem na Adolescência. O des-cobrimento, nesta fase, da realidade bíblica que diz:
• “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13), tem trazido muitos adolescentes para a família de Deus.
Grandes homens de Deus se voltaram para o Senhor, na Adolescência. Passaram a pro-clamar esta experiência com ousadia e alegria as outras gerações. Vemos esta alegria descrita pelo salmista:
• “Cantarei para sempre as tuas miseri¬córdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.” (SI 89:1).
E VOCÊ, querido adolescente? Já faz parte do time de Deus? Já O buscou de todo o coração e entregou sua vida TOTALMENTE a Ele?
Faça como Davi, que em sua adolescência passou a ser amigo íntimo de Deus:
“Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre em meu lábios.(…) Busquei o Senhor, e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores…” (Sl 34: 1,4).
Fiquem na Paz do Senhor!
Um comentário:
Rede Metanóia
Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Isso é o que acontece com todo aquele que é Transformado por Jesus Cristo.
Postar um comentário